Postado 16 de junho de 2023 em Vitaminas e Suplementos
Você sabe qual a hora certa para tomar vitamina para cabelo? As vitaminas desempenham um papel fundamental na manutenção da saúde dos fios dos cabelos, já que fortalecem e protegem os fios e evita que eles se tornem quebradiços, fracos e sem brilho. Além disso, esses nutrientes também estimulam o crescimento do cabelo.
Algumas vitaminas específicas, como as do complexo B, por exemplo, ajudam a combater a queda de cabelo, enquanto a vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a proteger o cabelo dos danos causados pelos radicais livres. A vitamina E, por sua vez, é conhecida por ajudar a melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que pode estimular o crescimento dos fios.
A nutricionista da Vitamine-se, Carolina Tavares, explicou sobre as principais vitaminas que devem ser usadas para a queda de cabelo e a melhor hora de tomá-las. Fique com a gente até o final do texto para saber mais!
As principais vitaminas que contribuem para o fortalecimento dos cabelos são:
Nutriente importante para a saúde dos cabelos, pois ajuda na produção de sebo no couro cabeludo. O sebo é um óleo natural produzido pelo nosso corpo e possui a função de hidratar e proteger tanto o couro cabeludo quanto os cabelos.
Quando há deficiência de vitamina A, a produção de sebo pode ser comprometida, deixando os cabelos secos, quebradiços e sem brilho.
Além disso, a vitamina A é importante para a renovação celular do couro cabeludo e previne a caspa e outros problemas capilares. Ela também é necessária para a produção de queratina, a principal proteína que compõe a estrutura dos cabelos e que é responsável por sua força e resistência.
As vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7 e B12 também atuam na produção de queratina e agem para melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, estimulando o crescimento dos fios.
Quando falamos de vitaminas do Complexo B, a biotina (vitamina B7) é uma das mais lembradas por conta de seus benefícios para os cabelos, pois fortalece os fios e evita a queda, além de contribuir para a saúde das unhas e da pele.
A vitamina B5 (ácido pantotênico) também é importante para a saúde dos cabelos, pois concede hidratação e elasticidade dos fios, prevenindo a quebra e o ressecamento.
As vitamina B12 e a vitamina B6, também têm papel fundamental na saúde dos cabelos, pois contribuem para a produção de glóbulos vermelhos e a oxigenação dos tecidos, o que intensifica a circulação sanguínea no couro cabeludo.
Antioxidante que protege as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres.
No couro cabeludo, a vitamina C estimula a produção de colágeno, proteína que contribui para a força e elasticidade dos fios, além de ajudar na cicatrização de feridas e na prevenção de caspa.
Esta vitamina também atua na absorção de ferro, mineral importante para a saúde dos cabelos, pois é imprescindível para a produção de hemoglobina, proteína presente nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio para os tecidos do corpo, incluindo o couro cabeludo.
A vitamina D é um nutriente importante para a saúde dos cabelos, pois é responsável por agir na divisão celular, que influencia no crescimento dos fios.
Além disso, a vitamina D também ajuda a prevenir a inflamação do couro cabeludo, deixando os fios menos suscetíveis ao enfraquecimento e queda.
A exposição solar é a principal fonte de desta vitamina, mas a alimentação saudável também contribui para a absorção deste nutriente.
Assim como a vitamina A, a vitamina E é outro antioxidante importante para a saúde dos cabelos.
Além de proteger os fios dos danos causados pelos radicais livres, a vitamina E também pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, contrindobui para o crescimento de fios fortes e saudáveis.
Antes de tomar qualquer suplemento vitamínico, é fundamental consultar um médico ou nutricionista para avaliar suas necessidades individuais e, dessa forma, evitar possíveis efeitos colaterais.
Não podemos dizer que há um horário específico ideal para tomar vitaminas, pois isso varia conforme o tipo de vitamina e com a rotina de cada pessoa. No entanto, algumas recomendações podem ajudar a garantir uma melhor absorção dos nutrientes.
As vitaminas do complexo B, por exemplo, costumam ter um efeito energizante. Por isso, é comum recomendar que sejam tomadas pela manhã. Já outras vitaminas, como a vitamina C, podem ser tomadas em qualquer horário do dia, pois não apresentam um efeito estimulante significativo.
No entanto, é importante lembrar que a ingestão de vitaminas deve ser feita seguindo as orientações médicas ou com as instruções presentes na embalagem do suplemento. É fundamental seguir a dosagem recomendada e evitar o excesso de vitaminas, pois isso pode levar a efeitos colaterais indesejados.
Vale ressaltar ainda que a melhor forma de obter os nutrientes necessários para a saúde dos cabelos e do organismo em sua totalidade é por meio de uma alimentação equilibrada e variada, que forneça uma variedade de vitaminas e minerais. A suplementação vitamínica deve ser utilizada apenas como um complemento da dieta e com orientação médica.
Qual a hora certa para tomar vitamina para cabelo?
Vai depender muito da vitamina que você vai precisar. Normalmente, não tem uma hora certa, mas existem alguns nutrientes que vão precisar de uma fonte de gordura para serem absorvidos. Aí, o ideal é que consuma com as refeições principais ou, por exemplo, o colágeno que normalmente você precisa consumir logo pela manhã ou no final do dia para também melhorar a absorção. Então, isso vai depender muito do tipo de suplementação para você encaixar no seu cronograma e também de fato se você vai precisar associar mais nutrientes e como vai fazer isso também para que um não atrapalhe a absorção do outro.
Cada um tem uma hora certa e você tem que ter uma pessoa para orientar você quais as vitaminas vão ser tomadas e talvez até qual o próprio horário.
Gummy multivitamínico que auxilia na manutenção de cabelos, unhas e pele. Pensando na dificuldade em consumir todos esses nutrientes, nossa fórmula do Gummy Cabelos e Pele possui vitaminas A, C e E, além do complexo B (B5, B6, B7 e B12), que auxiliam na manutenção do cabelo e pele. Já a vitamina D contribui para o funcionamento do sistema imune.