Entrega grátis em 3 dias

Blog Home / Nutrição / Quais os benefícios do Própolis Verde?

Quais os benefícios do Própolis Verde?

As abelhas são essenciais para o equilíbrio do meio ambiente e também para a vida humana. Elas estão diretamente relacionadas à sobrevivência de espécies de vegetais (é por meio da polinização que cerca de 80% das plantas se reproduzem). Inclusive, são capazes de aumentar a produtividade agrícola – uma necessidade em tempos de população planetária chegando perto dos 8 bilhões. Não à toa, a preservação desse inseto já foi até tema de filme – o Bee Movie (2007) — e é foco central de diversos projetos e iniciativas pelo mundo. 

Além do delicioso mel, as abelhas também produzem o própolis, usado desde a antiguidade como medicamento popular. Pudera: essa substância, que apresenta altas concentrações de compostos fenólicos, ajuda a fortalecer a imunidade, reduzindo os radicais livres, além de melhorar os processos inflamatórios. Tem mais! Ainda estimula a produção de melatonina para um sono de qualidade.

 

Própolis marrom X Própolis Verde

Você já deve ter ouvido falar de própolis marrom – mais popular e que tem origem em uma grande diversidade de plantas. “Já o Própolis Verde é originário da planta chamada Baccharis Dracunculifolia, conhecida também como alecrim-do-campo”, conta a nutricionista Alexandra Marinho, do Rio de Janeiro.

“O Própolis Verde é um dos mais valorizados no mercado, já que possui diversas propriedades medicinais. Ele surge por meio de uma reação química na qual as abelhas coletam resina das plantas e a transformam em própolis em razão das enzimas presentes na saliva. Ele tem uma importante função na colmeia, pois elimina microorganismos e outros agentes infecciosos, o que mantém o local limpo”, acrescenta Rogério Oliveira, nutricionista especialista em saúde, qualidade de vida, emagrecimento e performance.

As duas variedades de própolis apresentam substâncias antioxidantes, como os ácidos fenólicos e os flavonóides.

 

Os superpoderes do Própolis Verde

Sua função na colmeia é isolar o ambiente e manter a temperatura ideal. As operárias utilizam a substância para vedar frestinhas, impedindo a entrada de vento e chuva, além de inibir a contaminação por vírus, bactérias e fungos.

No nosso corpo, o própolis tem ação antimicrobiana, de regulação do sistema imunológico, previne algumas infecções, acelera a cicatrização de queimaduras e feridas, alivia os sintomas de gripes e resfriados.

Aliás, o Própolis Verde foi tema de um estudo da Unicamp, em Campinas (SP). A pesquisa demonstrou que seus compostos fenólicos Artepelin C e Bacarina são capazes de tratar e prevenir várias doenças, algumas causadas por bactérias Gram-positivas.

“Uma das propriedades mais conhecidas do própolis é sua ação antioxidante, anti-inflamatória, imunomoduladora e antiviral, fortalecendo o sistema imunológico contra infecções locais em todo o organismo. Por esse motivo, tem sido recomendado para ajudar no tratamento de infecções na garganta e amigdalite”, conta Alexandra. Justamente por ter ação anti-inflamatória, é usado como antibiótico natural.

“O Própolis Verde tem propriedades anti-inflamatórias e ação cicatrizante, capaz de estimular a produção de colágeno, por exemplo. Além disso, outro benefício é o de regenerar feridas e machucados com muito mais facilidade”, fala Rogério. Ele é conhecido por auxiliar no tratamento de dores de garganta e resfriados, mas pode ser utilizado para prevenir doenças bucais, como herpes, aliviar sintomas de gripes e alergias respiratórias, e também auxiliar na cicatrização de queimaduras e dermatites”, continua ele.

Além das funções antifúngicas e antibacterianas, é uma ótima fonte de nutrientes como vitaminas B1, B2, B6, vitamina C e E e minerais como magnésio, cálcio, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco e manganês, superimportantes para o sistema imune.

 

A dose ideal

O própolis é indicado, principalmente, para ajudar a aumentar a imunidade quando ela está baixa. Em versão gotas ou cápsulas, pode inclusive ser combinado com outros suplementos, como a Vitamina C, também essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico, ou ainda com Cúrcuma, gengibre e limão. Sugestão de consumo: 2 cápsulas diariamente, pela manhã ou antes de dormir.

Fique por dentro de todas as novidades, informações e promoções da Vitamine-se. Para isso, basta acessar o nosso site oficial, seguir nosso Instagram @vsebrasil e acompanhar os conteúdos exclusivos do nosso blog.