Postado 10 de maio de 2022 em Saúde, Vitaminas e Suplementos
A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é uma vitamina essencial para a produção de glóbulos vermelhos no sangue. Esses desempenham uma série de funções no organismo, sendo importantes para, sobretudo, manter o metabolismo em funcionamento.
E, como qualquer outro composto orgânico, a B12 pode entrar em carência no corpo quando não a consumimos. Diferentemente do que se imagina, a deficiência da vitamina B12 não é exclusiva dos vegetarianos e/ou veganos, que não se alimentam de produtos de origem animal. Até quem come carne pode ter!
A deficiência de vitamina B12 pode ocorrer por alguns motivos. Entre eles estão: a doença de Crohn, falta de fator intrínseco ou má absorção do organismo que, no caso, pode acontecer por variados quadro clínicos como bactérias, doenças intestinais, teníase, AIDS, cirurgia bariátrica, uso de alguns medicamentos (antibióticos, Metformina e remédios para gastrite e úlceras gástricas), exposição frequente ao óxido nitroso (gás hilariante) ou diminuição da acidez do estômago, mais comum em idosos.
Aliás, idosos e pessoas que já passaram por redução de estômago ou até mesmo intestino também precisam suplementar a vitamina B12, uma vez que possuem baixa absorção nutriente. E o mesmo acontece com portadores da doença de Crohn, por exemplo, já que sofrem com diarréia com mais frequência.
A carência do nutriente pode ocorrer ainda por armazenamento inadequado, ou seja, uma consequência de doenças hepáticas, uma vez que a maior parte da vitamina B12 do organismo é retida no fígado.
Além disso, ainda que não se limite às pessoas que não consomem produtos de origem animal, é necessário tomar cuidado com o consumo insuficiente. “Carnes, peixe, aves, ovos ou laticínios são grandes fontes naturais de vitamina B12”, explica Aline Oliveira, nutricionista da Vitamine-se.
Não só vegetarianos e veganos, mas toda a população se beneficiaria de uma dieta que seja orientada por um profissional e da suplementação de vitaminas para que haja reposição de nutrientes quando seus níveis estiverem baixos.
Quando o corpo está com deficiência de vitamina B12 e, consequentemente, diminui a produção de hemácias, começa a dar sinais, principalmente no sistema cardíaco e nervoso. Isso porque a oferta de oxigênio fica reduzida. Portanto, vale a pena procurar um médico para um diagnóstico preciso sempre que notar frequentemente:
Além desses, a nutricionista ressalta: “Há outros sintomas que são mais nítidos, como fadiga, falta de disposição, cansaço, palidez, olhos amarelados, sensação de dormência e formigamento, tontura, visão embaçada e alterações de humor.”
Nas crianças, a carência do nutriente pode causar dificuldade de crescimento, atraso no desenvolvimento e anemia megaloblástica, por exemplo. Gestantes que são veganas ou vegetarianas e estão com deficiência da vitamina B12 devem iniciar a suplementação da criança logo após o nascimento, sempre com orientação médica.
Por que a vitamina B12 é essencial para veganos e vegetarianos?
Sim. A prevenção da deficiência de vitamina B12 é bem simples porque está relacionada ao consumo de certos alimentos e, principalmente, suplementação. É possível também incluir na dieta os alimentos ricos em vitamina B12, tais como leite de soja, tofu e cereais.
Vale lembrar que a vitamina B12 não engorda e não tem efeitos colaterais, segundo Aline. Além disso, o excesso desse nutriente é bem raro, já que é facilmente eliminado na urina, portanto, não há contraindicações.
Conheça as cápsulas de vitamina B12 da Vitamine-se!
A Vitamina B12 é essencial para que o corpo e o metabolismo funcionem bem. Se você tem os sintomas relacionados à deficiência da vitamina B12, vale procurar um médico e realizar exames para checar os níveis do nutriente no organismo e adquirir a suplementação da Vitamine-se!
Por fim, fique por dentro de todas as novidades, informações e promoções da Vitamine-se. Para isso, basta acessar o nosso site oficial, seguir nosso Instagram @vsebrasil e acompanhar os conteúdos exclusivos do nosso blog.