Postado 23 de dezembro de 2022 em Saúde
Você sabia que o intestino é considerado um segundo cérebro? Pois agora está sabendo! Portanto, a saúde do intestino precisa estar sempre em dia, em especial por ser uma das regiões mais afetadas por maus hábitos, problemas emocionais e outras desordens.
Muitos dos sinais que o sistema intestinal dá quando está com problemas são ignorados ou confundidos com outros indícios. Abaixo separamos os principais sintomas de que a saúde do intestino precisa da sua atenção. Continue lendo para saber mais.
Cada sistema do nosso corpo tem um papel fundamental na manutenção da vida e do bom funcionamento orgânico. Falando do sistema digestório, muitas pessoas pensam apenas no estômago, mas temos uma grande estrela que possui uma classificação rara.
O intestino não ganhou a fama de “segundo cérebro” atoa. Somente ele possui mais de meio bilhão de neurônios e é responsável pela produção de mais de 30 neurotransmissores.
Cerca de 90% de toda concentração de serotonina – um dos neurotransmissores mais conhecidos – fica no intestino. Esse hormônio é responsável pela sensação de felicidade e ainda regula o nosso humor.
Além disso, o intestino, ao contrário de outros órgãos, tem atuação “independente”. Ou seja, ele não precisa do comando cerebral para realizar suas atribuições. Com essa informação, fica claro porque o cuidado com o seu sistema intestinal precisa estar em dia, não é?
O bom funcionamento intestinal é complicado, pois, é uma das primeiras estruturas a serem afetadas por quaisquer desregulação biológica. Visto sua complexidade de atuação e importância no funcionamento, é preciso ficar atento aos sinais como:
Além de toda sua atuação no sistema nervoso, o intestino tem papel fundamental no imunológico. Isso porque a microbiota intestinal – bactérias benéficas que auxiliam na digestão e absorção de nutrientes – ajudam também na produção das células de defesa, além de “ensinar” nosso sistema imune a combater infecções.
Se a microbiota está em desequilíbrio, nosso sistema imunológico é diretamente afetado. Assim, quadros de gripe e infecções começam a se tornar comuns.
Cada organismo reage de uma forma, assim é como o intestino. Em mulheres é comum aquela sensação de constipação, em especial no período pré-menstrual. O normal é a evacuação ocorrer entre 3 vezes ao dia ou por semana.
Se para você o período “preso” é maior, quer dizer que sua saúde do intestino está pedindo atenção. Esse quadro pode ser causado por questões simples ou também representar causas mais sérias:
Conhece aquele famoso termo gás preso? Então, esse quadro de dor abdominal causado pelo acúmulo de gases gástricos no abdômen não pode ser rotineiro. Associado a isso, temos também inchaços recorrentes, sensação de barriga estufada e dolorida, além de cólicas recorrentes.
Entenda, esses desconfortos são comuns. Você pode ter ingerido um alimento que tem intolerância, outro que gerou um desconforto, está tomando algum remédio e por aí vai. Mas se esses problemas se tornam rotina, é preciso procurar ajuda médica.
Além disso, depois de evacuar, ficou com aquela sensação de que não está 100% aliviado, como se ainda tivesse fezes ali? Esse quadro tem um nome: tenesmo, que pode sinalizar diversos riscos intestinais.
Diarreias esporádicas são normais e podem ser causadas também por uma alimentação que desregulou o funcionamento padrão do intestino, ansiedade ou até mesmo o excesso de algum nutriente.
O quadro crônico se apresenta quando as fezes saem amolecidas em um período regular de pelo menos quatro semanas consecutivas. E diarreia crônica é um risco, uma vez que desequilibra a flora intestinal e gera desidratação. Esse quadro pode simbolizar diversos problemas graves e que precisam ser tratados:
Os dois últimos sinais de que a saúde do seu intestino precisa de ajuda são as mais ignoradas pela maioria das pessoas. Isso porque pode ser confundido com noites mal dormidas, estresse e outros fatores.
Se a fadiga se torna presente mesmo com noites reguladas de sono e bom descanso, um dos motivos pode ser sua saúde intestinal. Isso porque o intestino atua na absorção de alguns nutrientes e regula a produção de neurotransmissores importantes, lembra?
O maior depósito de serotonina está no intestino. Se ele está com problemas, então a capacidade do seu cérebro de regular o neurotransmissor fica prejudicado. Logo, alguns sintomas começam a ficar comuns:
Já foi comprovado a relação direta entre a saúde mental com a saúde intestinal. Se qualquer um dos sistemas estiver desregulado, o outro também ficará..
Caso você tenha identificado que um ou mais sintomas que citamos acontece com você, é preciso buscar ajuda médica para identificar a causa e tratar para evitar prejuízos maiores.
Para manter a saúde do seu intestino em dia, mantenha uma rotina de exercícios, tenha uma alimentação saudável e beba água, além disso um suplemento de fibras pode ajudar muito no processo.
O Multi-fibras da Vitamine-se é um suplemento especialmente formulado para apoiar a saúde do intestino. Ele contém uma mistura de 5 tipos de fibras que trabalham juntas para melhorar a digestão e promover o equilíbrio, ajudando a melhorar a função digestiva geral. Sem falar que fica uma delícia misturado em um copo de suco! 😋
Quer saber mais sobre como cuidar do seu corpo e manter sua saúde e disposição em dia? Continue explorando o nosso blog para ficar por dentro de dicas de bem-estar, imunidade, boa forma e muito mais.