Entrega grátis em 3 dias

Blog Home / Saúde / Qual especialista procurar para tratar a queda de cabelo?

Qual especialista procurar para tratar a queda de cabelo?

Qual especialista procurar para tratar a queda de cabelo? : Médico avaliando o cabelo de uma paciente.

A perda de cabelo é um problema bastante incômodo e afeta a autoestima de muitas pessoas, em especial a de mulheres. Por isso, é fundamental saber qual especialista procurar para tratar a queda de cabelo. Este profissional irá avaliar as causas do problema para, assim, indicar o tratamento adequado.

Existem diversas causas para a perda excessiva de cabelo, como hereditariedade, alterações hormonais, estresse, deficiências nutricionais, doenças autoimunes, entre outras. Cada causa exige um tratamento específico, que só um especialista pode prescrever.

A nutricionista da Vitamine-se, Carolina Tavares, falou um pouco sobre como deve ser feita a escolha de um profissional para avaliar a queda de cabelo. Fique com a gente até o fim deste texto para saber mais sobre o assunto!

Quando a queda de cabelo deve ser motivo de preocupação

Mulher com expressão aflita segurando escova de cabelo.
Quando os cabelos começam a cair de forma excessiva ou há outros sintomas, recomenda-se procurar um especialista.

A queda de cabelo é uma situação normal e fisiológica que acontece com todas as pessoas, já que o fio passa por um ciclo de crescimento, repouso e queda. Por dia, é normal perder entre 50 a 100 fios. Essa perda geralmente ocorre durante a escovação e lavagem.

No entanto, em alguns casos, essa queda pode ser um motivo de alerta. Entre eles, destacamos:

Perda excessiva de fios

É importante procurar ajuda de um especialista quando a queda se torna excessiva e persistente, com a perda de mais de 100 fios de cabelo por dia, o que pode levar a uma diminuição significativa da densidade capilar.

Indício de calvície

Quando a queda de cabelo ocorre em áreas específicas do couro cabeludo também é um sinal de alerta, pois aponta para a ocorrência de calvície, uma condição genética que afeta homens e mulheres.

Associação com outros sintomas

A queda de cabelo também é motivo de preocupação quando ocorre de forma repentina e associada a outros sintomas, como coceira, vermelhidão, descamação, dor ou inflamação no couro cabeludo. Isso porque, esses sintomas podem estar relacionados com a presença de uma doença inflamatória, infecciosa ou autoimune.

Além disso, a perda excessiva de fios é encarada como um sinal de alerta para outras condições de saúde, como desequilíbrios hormonais, deficiências nutricionais, doenças da tireoide, entre outras.

Mas afinal, qual especialista procurar para tratar a queda de cabelo?

Médico examinando couro cabeludo de mulher.
O primeiro médico a ser consultado para tratar a queda de cabelo deve ser o dermatologista, que irá investigar as causas do problema.

Se você está perdendo cabelo de forma anormal, o ideal é procurar ajuda médica. O primeiro especialista que costuma ser recomendado é o dermatologista, que é o médico responsável pela saúde da pele, cabelos e unhas.

O dermatologista vai avaliar as causas do problema, pedir exames específicos e, com os resultados, indicar o tratamento adequado. Geralmente, o tratamento inclui medicamentos, cosméticos, laserterapia, entre outros.

O tricologista também é um especialista em cabelos e couro cabeludo, que pode ajudar no tratamento da queda de cabelo quando ela é causada por dermatites, inflamações, infecções, entre outros. 

Este profissional irá indicar tratamentos específicos para cada caso, como medicamentos tópicos, shampoo especial, tônicos capilares, entre outros.

Já o endocrinologista é o médico indicado para quando a causa do problema for hormonal, como ocorre comumente na menopausa, pós-parto ou ainda em doenças da tireoide. É recomendado procurar este especialista quando há outros sintomas além da queda de cabelo, como ganho de peso, cansaço excessivo, alterações no ciclo menstrual, entre outros.

Além disso, o endocrinologista pode avaliar outros fatores que podem estar afetando a saúde capilar, como o nível de vitamina D ou de ferro no organismo. Em alguns casos, a suplementação desses nutrientes pode ajudar a fortalecer os fios e reduzir a queda de cabelo.

Vale ressaltar que cada caso de queda de cabelo é único e pode exigir uma abordagem específica. Por isso, é importante escolher o especialista adequado e seguir as orientações dadas por ele para garantir um tratamento eficaz. 

A nutricionista Carolina Tavares fala sobre o tema

Transcrição do vídeo

A mulher sempre vai ver um pouquinho de cabelo no travesseiro, depois que seca ou até mesmo na roupa. Isso é comum.

Quando começa a ficar mais excessivo, você vai pentear o cabelo e repara que cai uma quantidade maior de uma só vez, na hora do banho ou mesmo quando acorda, aí de repente já é um sinal de alerta para procurar um especialista. É preciso entender se realmente é uma queda natural, que ocorre todos os dias, ou é algo que precisa ser analisado com mais cautela.

Para a pergunta “Qual a especialista que a mulher deve procurar para descobrir se realmente é uma queda de cabelo ou não?”, o ideal é procurar um dermatologista, que vai ser um super especialista nessa parte de cabelos e vai conseguir direcionar melhor e até fazer perguntas específicas para entender se de fato é um problema ou uma queda normal.

Com certeza o dermatologista vai investigar as possíveis causas e encaminhar para outro profissional, caso necessário. Caso seja algo de alimentação, um nutricionista. Alteração hormonal, um endócrino… Mas, o primeiro médico a procurar essa ajuda profissional, é o dermatologista.