Postado 29 de março de 2023 em Vitaminas e Suplementos
Aumento da resistência, melhora da recuperação muscular, aumento da produção de energia… esses aspectos são desejados por muitas mulheres que praticam exercícios físicos, já que podem ajudar a melhorar o desempenho e garantir resultados melhores com a prática. Sabia que tudo isso é possível de ser alcançado por meio da suplementação? Esses são os benefícios que da Coenzima Q10, que é uma das principais opções nesse sentido.
Ela contribui na produção de energia celular, garantindo que o corpo tenha o que precisa para que a prática de exercícios físicos seja o mais eficaz possível.
Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre os benefícios da Coenzima Q10 para mulheres que praticam exercícios físicos.
Também conhecida como CoQ10, vitamina Q10, ubidecarenona ou ubiquinona, a coenzima Q10 é uma substância presente nas células que desempenha um papel importante na produção de energia celular. Durante a prática de exercícios físicos, seu corpo precisa de mais energia para sustentar o esforço e a demanda energética aumenta. É aí que a CoQ10 entra em ação.
A CoQ10 é necessária para a produção de ATP, que é a molécula responsável por fornecer energia para as células. Durante o exercício físico, seu corpo produz mais ATP para suprir o aumento da demanda energética. No entanto, se o corpo estiver com deficiência de CoQ10, a produção de ATP pode ser limitada, o que pode resultar em fadiga muscular, redução da resistência e menor desempenho durante o exercício.
Os suplementos de CoQ10 oferecem a possibilidade de aumentar a produção de ATP, permitindo que seu corpo tenha mais energia disponível durante o exercício. Isso pode melhorar sua capacidade de realizar atividades físicas por mais tempo e com maior intensidade, ajudando a alcançar seus objetivos de treinamento.
Além do seu papel na produção de energia celular, a CoQ10 também tem propriedades antioxidantes de grande relevância, o que indica sua capacidade de reduzir o dano oxidativo no corpo.
Esse dano oxidativo ocorre quando há um desequilíbrio entre os radicais livres (moléculas instáveis que danificam as células) e os antioxidantes (moléculas que neutralizam os radicais livres).
Durante o exercício físico, há um aumento na produção de radicais livres no corpo, o que acontece como consequência do aumento do consumo de oxigênio. Isso ocorre tanto durante o exercício quanto no estado de repouso no período de recuperação, o que pode levar ao dano oxidativo e à fadiga muscular.
É nesse sentido que a CoQ10 pode auxiliar. Devido a sua ação antioxidante, ela ajuda a neutralizar os radicais livres produzidos durante o exercício, reduzindo assim o dano oxidativo no corpo e, consequentemente, a fadiga dos músculos que foram estimulados.
É importante ressaltar que a produção natural de CoQ10 no corpo tende a diminuir com a idade, o que pode levar a uma redução na capacidade antioxidante e na produção de energia celular. Isso pode afetar negativamente a saúde e o desempenho físico, tornando a suplementação com CoQ10 uma opção a ser considerada, principalmente por mulheres a partir dos 30 anos de idade.
Outra grande vantagem que a CoQ10 oferece para mulheres que praticam exercícios físicos é em relação à recuperação muscular.
Durante a prática, as fibras musculares são danificadas, e, para se recuperarem, precisam de energia e nutrientes. Essa coenzima tem uma grande influência nesse processo, pois ajuda a oferecer a energia necessária para que essa recuperação muscular aconteça. Além disso, ela também ajuda a reduzir a inflamação no tecido muscular, possibilitando que esse processo aconteça mais rapidamente.
Isso foi comprovado cientificamente por um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition. Os participantes do estudo que receberam suplementos de CoQ10 apresentaram uma redução nos marcadores de inflamação muscular e melhor recuperação muscular em comparação com aqueles que não receberam suplementos.
Alguns estudos recentes também mostram que a suplementação com CoQ10 também pode contribuir com a redução da dor muscular após o exercício. Sendo assim, a suplementação com essa coenzima pode ser uma opção a ser considerada para mulheres que gostam de pegar pesado na prática de exercícios físicos e desejam melhorar sua recuperação muscular.
Você sabia que a CoQ10 também está relacionada à saúde do sistema cardiovascular?
Composto pelo coração, vasos sanguíneos e o sangue que circula pelo corpo, esse sistema é responsável pelo transporte de nutrientes, provendo oxigênio para as células do corpo e removendo resíduos metabólicos. Sendo assim, o equilíbrio e bom funcionamento entre esses elementos é fundamental para a prática de exercícios físicos, garantindo oxigênio e nutrientes suficientes aos músculos.
Esse é um ciclo interessante, já que ter um estilo de vida ativo também é fundamental para garantir a saúde cardiovascular, controlar a hipertensão, a obesidade e os níveis de diabetes, colesterol e triglicerídeos.
A contribuição da CoQ10 para a saúde do sistema cardiovascular está principalmente relacionada à melhora da função endotelial, que é a capacidade de dilatação e contração dos vasos sanguíneos. Isso é importante porque a disfunção endotelial é um fator de risco para doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, provocada pelo acúmulo de colesterol ruim em placas ou ao longo das artérias.
Além disso, como mencionado acima, a CoQ10 também pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão, fator de risco para doenças cardiovasculares, por isso é tão importante mantê-la sob controle.
Outros benefícios da CoQ10 nesse sentido estão relacionados à melhora na circulação de sangue para o coração e no bom funcionamento dos músculos cardíacos.
Em relação à prática de exercícios físicos, a saúde do sistema cardiovascular é fundamental para a capacidade de exercício e desempenho. Quando o coração e os vasos sanguíneos estão saudáveis, eles podem fornecer mais oxigênio e nutrientes aos músculos durante o exercício, o que melhora o desempenho e a resistência.
A resistência física é a capacidade do corpo de realizar atividades físicas por um período prolongado de tempo, sem se cansar rapidamente. Ela é fundamental para a prática dessas atividades, pois permite que o corpo realize-as com maior intensidade e duração, e assim obtenha os melhores resultados possíveis.
Novamente, o papel da CoQ10 na produção de energia celular se mostra extremamente importante, já que é por meio dessa função que ela influencia na resistência física do corpo. Lembra da molécula ATP, responsável por fornecer energia para as células, mencionada lá no primeiro tópico deste artigo? Sua produção contribui diretamente com o aumento da resistência física.
Além disso, o papel da CoQ10 na redução do dano oxidativo (prevenindo a fadiga muscular e acelerando a recuperação após o exercício) também favorecem a resistência física.
Como pudemos verificar, são muitos os benefícios que a CoQ10 pode oferecer para mulheres que praticam exercícios físicos e gostariam de potencializar seus resultados. Interessada em saber mais sobre essa substância poderosa? Confira no tópico a seguir onde você pode encontrá-la.
Nozes, amendoim, frutas, vegetais, peixes, carnes, pães integrais e tofu são alguns exemplos de alimentos que são ricos na coenzima Q10, que também é naturalmente produzida pelo nosso organismo. Sendo assim, uma dieta equilibrada e saudável pode ajudar a garantir a oferta adequada de CoQ10 para o nosso corpo.
Alguns estudos indicam que a maioria dos efeitos benéficos gerados pela CoQ10 são obtidos com a ingestão diária de 100 mg de suplementos à base dessa substância. Como a Coenzima Q10 é lipossolúvel (cuja absorção se dá em meio lipofílico, ou seja, rico em gordura) o ideal é ingeri-la junto com alguma gordura boa, como a vitamina E ou o ômega-3, por exemplo, que ajudam a duplicar a sua biodisponibilidade.
Quando consumidos juntos, a CoQ10, o ômega-3 e a vitamina E formam uma associação poderosa para melhora da produção energética, saúde muscular, cardiovascular e com poderosa ação antioxidante. Por esse motivo, é comum que suplementos de CoQ10 recebam ômega-3 e/ou vitamina E na sua formulação, com o intuito de potencializar seus efeitos.
Apesar de não haver contraindicações em relação ao consumo de CoQ10, você sempre deve consultar um profissional antes de realizar qualquer tipo de suplementação. A ingestão de suplementos de qualquer tipo deve sempre ser realizada sob orientação médica, já que a dosagem adequada pode variar de pessoa para pessoa. Quando a CoQ10 é ingerida nas doses corretas, há poucas chances de que sua suplementação cause efeitos colaterais.
Vale atentar também para a diminuição gradativa da produção natural da CoQ10 pelo nosso corpo, outro fator que pode servir de incentivo para considerar sua suplementação. A partir dos 30 anos, a concentração dessa coenzima no nosso organismo diminui, pois o processo natural de envelhecimento do corpo influencia diretamente em relação a isso.
Isso afeta principalmente a saúde das mulheres, levando a uma redução na produção de energia celular e a uma maior vulnerabilidade a danos celulares causados pelos radicais livres, como o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de algumas doenças. Navegue em nosso blog e confira porque mulheres acima de 30 anos devem considerar suplementar com coenzima Q10.
A Coenzima Q10, também conhecida como Ubiquinona, é uma pequena molécula lipofílica que participa de diversas funções essenciais no organismo. Porém, esse nutriente diminui relativamente com o passar da idade. Estudos mostram a relação entre os baixos níveis de Coenzima Q10 e possíveis sintomas como a fadiga muscular e energética, ou seja, ajudam a melhorar a performance.
A fórmula da Vitamine-se possui nutrientes que contribuem na geração de energia, além de auxiliar na metabolização de proteínas, carboidratos e gorduras.