Postado 1 de março de 2024 em Artigos, Beleza
Os efeitos da biotina no corpo são vários! Ela é uma vitamina B7ou H-que vem da palavra alemã que significa cabelos e unhas. Portanto, ajuda na formação de outras moléculas como a queratina, além de fazer parte das ações antioxidantes. Sendo assim, é um componente essencial quando falamos de saúde e beleza, já que além de promover benefícios para a parte física do organismo, colabora com o interior. Por ser tão importante, reunimos nesse post suas principais informações, confira!
A biotina é uma vitamina B7 ou H, hidrossolúvel e nutriente para o funcionamento das carboxilases. Sendo responsáveis na absorção de glicose, ácidos graxos, ajudando a controlar a quantidade de sangue no organismo e aminoácidos, para a formação de proteínas. Acima de tudo, os efeitos da biotina giram em torno dos cabelos, unhas e resistência da pele, melhoram a função cognitiva através da produção de queratina.
Falando um pouco mais da ciência, sua fórmula química é: CHNOS. Ademais, as vitaminas funcionam como chave para o funcionamento do nosso corpo, no caso do complexo B, qual a biotina faz parte, estão relacionadas ações no corpo todo. Como apetite, gasto energético, metabolismo de carboidratos, manutenção do sistema nervoso, saúde óssea e até essencial para gestantes.
A biotina está presente principalmente nas sementes e oleaginosas. Entretanto, são diversos os alimentos que contêm essa vitamina, como: arroz integral, atum, ovo, banana, legumes no geral, frango, maçã, e mais.
Em alguns casos, é preciso suplementar – iremos abordar esse assunto com mais detalhe nos próximos posts. Quando alguns sintomas de falta de absorção são apresentados ou em pessoas que possuem diabete. Dessa forma, nesses casos é essencial consultar um especialista para saber a melhor forma de realizar a suplementação.
Como podemos perceber, a biotina está presente nas principais funções para manter a beleza e saúde no organismo. A seguir, vamos conferir alguns dos principais resultados
Um estudo publicado pela Universidade da Califórnia, mostrou que mulheres apresentavam um crescimento significativo nos fios de cabelo após 80 e 120 dias de suplementação regular de biotina. Ademais, mulheres que se queixavam de queda, também tiveram melhoras. Nesse sentido, podemos perceber que a biotina é uma vitamina essencial para o fortalecimento do cabelo. Com isso o cabelo, estará fortalecido e com um brilho natural.
Quando nossas unhas começam a ficar quebradiças ou frágeis, é um sinal que está na hora de suplementar. Outra pesquisa publicada pela Universidade de Columbia, mostrou que com uma suplementação de 2,5mg da vitamina, é possível reverter o problema, e garantir unhas resistentes e saudáveis.
Em caso de deficiência, o rosto pode apresentar erupções cutâneas. Uma vez que influência no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, pode deixar a pele hidratada, com um aspecto jovem, além de trazer brilho! Entretanto, a suplementação sozinha não funciona, é preciso elaborar uma rotina com uma alimentação equilibrada, hidratação e exercícios físicos.
A vitamina é um dos caminhos para o tratamento da diabete, já que ajuda a regular a produção de glicose no corpo e aumenta a sensibilidade e a insulina. Dessa forma, a biotina auxilia o organismo a não criar resistência a insulina, o que é um agravante para diabete tipo 2.
Ela é responsável por auxiliar em uma gravidez saudável e o bom desenvolvimento do bebê. As mulheres grávidas realizam a quebra de vitaminas com maior rapidez, por isso, podem sofrer com deficiências. Por exemplo, nos Estados Unidos, 50% das grávidas analisada em um estudo, sofrem de deficiência e como consequência precisam realizar suplementação ou aumentar a quantidade dos alimentos indicados.
Além do fato que a deficiência pode causar má formação do feto, as quantidades adequadas no organismo garantem melhor lactação e a pele saudável da futura mãe!
A biotina é essencial quando falamos de beleza, por isso, no podcast da vitamine-se Beleza& Saúde, nossas convidadas tiraram as dúvidas de como usufruir dos benefícios dessa vitamina. Confira a seguir o corte ou o episódio na íntegra.
Um estudo publicado em 2020, mostrou que, ao analisar clinicamente níveis séricos de biotina em 541 pacientes do sexo feminino, 38% das mulheres que se queixavam de queda de cabelo, apresentavam deficiência dessa vitamina. Neste mesmo estudo, os autores destacam que a suplementação com biotina é possivelmente uma forma de tratamento e prevenção da queda capilar, mostrando a sua relevância científica. Por isso, com a rotina cada vez mais acelerada, a falta de tempo faz com que as pessoas optem pela suplementação rápida e prática de biotina para manter os níveis dessa vitamina sempre adequados.
Segundo estudo feito pela National Library of Medicine, a Biotina pode ajudar no tratamento de acne na região do queixo e testa.