Entrega grátis em 3 dias

Blog Home / Artigos / Como reconhecer os sintomas de deficiência de Biotina e seus impactos na saúde?

Como reconhecer os sintomas de deficiência de Biotina e seus impactos na saúde?

sintomas da falta de biotina

Por mais que a deficiência seja rara, é importante saber reconhecer os sintomas da falta de biotina. Esses ocorrem onde a biotina possui mais efeito, como no cabelo, unha e pele. Ademais, em casos severos, a falta dessa vitamina pode causar depressão, letargia. Ou seja, a falta dela tem impactos tanto na saúde física quanto mental e emocional, por isso, não podemos nos descuidar quando falamos de saúde.

Pensando na importância do cuidado com o nosso corpo, reunimos nesse post os principais sintomas da falta de biotina. Com esse conhecimento, você saberá escutar seu corpo e entender quando está na hora de buscar ajuda de um especialista.

Principais sinais de falta de biotina

O nosso corpo nos oferece sinais quando não consegue resolver um problema sozinho, por isso precisamos oferecer uma ajuda seja com a suplementação ou com uma alimentação focada em biotina. É importante sempre ressaltar que essa deficiência é rara, uma vez que essa vitamina está presente em muitos alimentos e é produzida pelas bactérias no intestino.

Problemas de pele

A biotina garante a formação do colágeno e queratina que servem para a elasticidade e resistência da pele, sendo assim, quando o nosso organismo para de receber a base para a formação dessas proteínas, nossa pele sente os efeitos. Com isso o rosto começa a apresentar erupções cutâneas; pele escamosa e seca, deixando de ser uma pele saudável.

Cabelos e unhas frágeis

Como acabamos de mencionar, a biotina influência na produção da queratina e isso pode afetar a saúde dos fios de cabelo e das unhas. Com isso, o cabelo pode começar a cair mais do que o normal, além de ficar sem brilho, perdendo a aparência de saudável. Enquanto isso, as unhas ficam quebradiças e fracas, ou seja, não possuem força para crescer.

queda de cabelo como deficiência de biotina

Problemas neurológicos

O funcionamento das células pode ser prejudicado. A biotina possui papel na síntese dos ácidos graxos, cruciais para a manutenção da bainha de mielina que protegem os nervos. Por isso, alguns efeitos pode surgir, como convulsões, dormência ou formigamento nos membros.

Como a vitamina está associada com o metabolismo lento, a sua falta pode comprometer a produção de energia, o que causa letargia e consequentemente sintomas de depressão. Por isso, é bom saber formas de como acelerar o metabolismo

Fadiga e problemas musculares

Ela influencia a produção de energia nas células e a síntese de proteínas, além de auxiliar na produção dos ácidos graxos. Todos esses fatores ajudam no crescimento dos músculos, evitando problema nas articulações. Ou seja, se você começa a apresentar pouco resultado nos treinos focados nos músculos e dores na articulação, talvez seja motivo para investigar como está seus níveis de biotina.

Além disso, por influenciar no metabolismo, pode dificultar a realização de exercícios devido à fadiga.

Pessoa com fadiga como sintomas da falta de biotina

Como reconhecer os sintomas

É de extrema importância reconhecer os sintomas de qualquer deficiência vitamínica em nosso organismo. Por isso a vitaminese convidou a dermatologista Larissa Montanheiro e a nutricionista Mayara Stankevicius para contarem quais os sintomas da falta de biotina. O corte faz parte de um podcast sobre beleza & saúde, o qual você pode conferir na íntegra.

Biotina

Um estudo publicado em 2020, mostrou que, ao analisar clinicamente níveis séricos de biotina em 541 pacientes do sexo feminino, 38% das mulheres que se queixavam de queda de cabelo, apresentavam deficiência dessa vitamina. Neste mesmo estudo, os autores destacam que a suplementação com biotina é possivelmente uma forma de tratamento e prevenção da queda capilar, mostrando a sua relevância científica. Por isso, com a rotina cada vez mais acelerada, a falta de tempo faz com que as pessoas optem pela suplementação rápida e prática de biotina para manter os níveis dessa vitamina sempre adequados.

Segundo estudo feito pela National Library of Medicine, a Biotina pode ajudar no tratamento de acne na região do queixo e testa.