Postado 17 de março de 2023 em Artigos, Vitaminas e Suplementos
A procura por um estilo de vida mais saudável envolve cada vez mais aspectos do dia a dia. Além de cuidar da saúde com exercícios e alimentação balanceada, muitas pessoas procuram maneiras práticas de melhorar seus níveis nutricionais pela suplementação alimentar por meio de vitamina gummy, cápsula e comprimido, garantindo que o corpo receba tudo o que precisa para funcionar bem.
Como já citamos acima, os suplementos vitamínicos podem ser encontrados em diversos formatos, que variam conforme as mais diferentes finalidades. É possível encontrar desde comprimidos e cápsulas tradicionais até as famosas gummy bears, que são a forma mais inovadora de suplementar. Há opções para todos os gostos e necessidades!
Curioso para saber mais? Confira a seguir qual a diferença entre esses principais formatos de suplementos e qual é a melhor opção para você. Boa leitura!
Há dois tipos principais de cápsulas: as duras e as moles. As cápsulas duras permitem uma dosagem confiável e são fáceis de carregar e transportar. Entre as alternativas, é possível encontrar suplementos principalmente em pó.
Já as cápsulas moles, também chamadas de softgel, são utilizadas principalmente para suplementos líquidos, e por isso são as mais adequadas para a administração de formulações à base de óleo. O suplemento vitamínico mais comum encontrado nesse formato é o ômega 3.
A fabricação das cápsulas moles oferece maior proteção aos componentes no interior da cápsula contra oxigênio, luz, umidade e poeira. São geralmente feitas de gelatinas e preenchidas com uma mistura de vitaminas e minerais, e demoram de 20 a 30 minutos para se dissolver no estômago.
Apesar da suplementação em cápsulas ser o tipo mais comum de ser encontrado, elas possuem um formato que pode ser difícil de digerir. Pessoas com disfagia (condição na qual há dificuldade em deglutir substâncias líquidas ou sólidas) geralmente optam por outros tipos de suplementação.
Os suplementos vitamínicos também podem ser facilmente encontrados em formato de comprimido. Esses pequenos tablets são mais uma forma prática, rápida e fácil de consumir os nutrientes essenciais para o nosso organismo
Os comprimidos de vitaminas são feitos de uma mistura de nutrientes, geralmente em pó, que são prensados em forma de um pequeno disco. Eles podem ter diversos formatos e tamanhos, desde os mais tradicionais, que precisam ser ingeridos com água, até os que dissolvem na boca, sem precisar de líquido.
Vale atentar para as orientações de uso, já que alguns podem ter um sabor desagradável, o que pode tornar a ingestão mais difícil, principalmente para as crianças.
De uns anos pra cá, as vitaminas do tipo gummy vêm conquistando cada vez mais adeptos de todas as faixas etárias. Algumas pessoas têm dificuldade de ingerir comprimidos ou cápsulas, e por isso optam pela vitamina em goma, que é muito parecida com as famosas jujubas, porém repleta de vitaminas.
Devido a essa semelhança, é comum surgirem dúvidas relacionadas à quantidade de açúcar em sua formulação e sobre outros ingredientes, como glúten, alergênicos, sódio e seu valor energético.
As vitaminas em formato de gummy são feitas com uma mistura de nutrientes, geralmente em pó, combinados com gelatina e outros elementos que conferem sabor, cor e textura à goma. Elas podem ter diversos formatos, sendo o mais popular o tradicional urso.
Se a composição é uma preocupação que você tem a respeito da vitamina gummy, vale a pena dedicar uma atenção especial na hora de comprar e verificar o rótulo.
Os suplementos vitamínicos mais populares em formato gummy contribuem para a manutenção da pele, cabelo e unhas, auxiliam no funcionamento muscular do corpo e oferecem manutenção dos níveis de cálcio no sangue.
Ainda assim, muitas pessoas podem ter dúvidas a respeito da sua eficácia. É sobre isso que tratamos no tópico a seguir.
Muitas pessoas que buscam suplementação podem ficar com receio de optar por essa alternativa, uma vez que as cápsulas e os comprimidos são mais populares e conhecidos. Mas a verdade é que todas essas opções cumprem o mesmo papel de oferecer diferentes nutrientes ao organismo, de acordo com o que você precisa.
A única diferença fica por conta da palatabilidade. As vitaminas gummy são mastigáveis, com um sabor mais gostoso e uma textura macia, e por isso são uma opção mais agradável para quem prefere evitar ter contato com o sabor ou a textura dos comprimidos ou das cápsulas.
No entanto, vale o alerta: apesar de serem deliciosas, é preciso ter cuidado para não exagerar no consumo, o que pode levar a uma sobrecarga de vitaminas e minerais no organismo.
Outra vantagem a favor das gomas é que elas podem ser consumidas em qualquer lugar e a qualquer hora, sem precisar de água ou de qualquer outro preparo. Sendo assim, são mais fáceis e práticas de adicionar à dieta e rotina.
Se você não está acostumado(a) com suplementação vitamínica e gostaria de começar, as vitaminas gummies são uma ótima forma de iniciar uma vida mais saudável.
Antes de aderir a essa nova modalidade de suplementação, é importante lembrar que as vitaminas gummy não são uma solução definitiva, mas sim um complemento à alimentação. Não devem, portanto, ser a sua única fonte de vitaminas e minerais no seu dia a dia.
Além disso, a suplementação de vitaminas e minerais só deve ser feita com orientação médica. Cada organismo é único e pode ter necessidades específicas, que devem ser avaliadas por um profissional da saúde antes do início do uso de suplementos. Portanto, antes de começar a tomar qualquer tipo de vitamina, consulte um médico ou nutricionista.