Postado 14 de dezembro de 2022 em Nutrição
Amada e odiada na mesma proporção, temos um alimento que divide opiniões. Afinal, pasta de amendoim é ou não saudável? A resposta é simples: sim, desde que seja a versão saudável, sem açúcar e conservantes, que ficou muito popular aqui no Brasil.
Hoje vamos falar um pouco sobre os benefícios desse tão polêmico alimento, mas que tem grandes ganhos para a saúde. Continue lendo o blog da Vitamine-se para saber como introduzi-lo na dieta e também seus benefícios para a saúde.
A pasta de amendoim ficou mundialmente conhecida pela influência dos filmes norte-americanos. Realmente é um complemento adorado por lá e muito usado em refeições, como sanduíches na hora do almoço.
A polêmica ao redor dela se dá pelo fato de ser ou não saudável. Afinal, a versão consumida nos EUA é altamente industrializada, cheia de conservantes e açúcares, que realmente fazem muito mal à saúde.
Apesar de no Brasil ter se popularizado a versão mais saudável e natural, muitas pessoas ainda têm receio de consumir pelos índices calóricos. Porém, se ingerida seguindo orientação e com base em uma dieta, a pasta de amendoim traz diversos benefícios:
Um dos benefícios que merecem destaque – até por ser o motivo da pasta de amendoim ter se popularizado tanto – é a capacidade de melhorar o rendimento das atividades físicas. Isso se deve ao fato de que esse público precisa de alimentos que una proteínas (para auxiliar na recuperação muscular) e calorias (garantindo a energia do treino).
E a pasta de amendoim é campeã em oferecer ambos. Ela possui alta concentração de proteína e é hipercalórica – ou seja, aumenta a descarga de glicose no sangue. Além disso, possui minerais importantes para saúde muscular, como o magnésio e potássio.
Ambos são responsáveis por combater câimbras e espasmos irregulares, além de reduzir o risco de fadiga muscular e, consequentemente, lesões nos tecidos.
O amendoim é um alimento rico em antioxidantes, como a vitamina E. Esse nutriente é essencial na formação e fortalecimento dos glóbulos brancos – as células responsáveis pela defesa do sistema imunológico.
Outra vitamina que compõe o alimento e aumenta os benefícios da pasta de amendoim é a vitamina B6. Ela atua diretamente na produção dos glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio pelo corpo.
Os demais antioxidantes ajudam no combate aos radicais livres, que causam o estado oxidativo do corpo, aumentando o risco de infecções e inflamações.
Voltando a falar do magnésio, esse mineral atua junto ao cálcio na proteção óssea. Isso porque ele coordena a entrada de cálcio no tecido ósseo.
Além disso, o magnésio age na produção de hormônios que regulam a ativação da vitamina D e também os níveis do mineral no sangue, reduzindo o risco de desenvolver doenças como a osteoporose.
O amendoim tem niacina, também conhecida como vitamina B3, um macronutriente essencial para a saúde do cérebro. Isso porque ela atua como um protetor das células neuronais e alguns estudos já demonstraram que esse nutriente ajuda a prevenir doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer.
Essa doença causa a morte de neurônios, que leva a problemas cognitivos e demência grave. Ainda não existe cura para essa doença, mas a prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde.
E por fim, um dos maiores benefícios da pasta de amendoim é a prevenção de diabetes e cuidado com o sistema cardiovascular. Pode parecer contraditório, mas o amendoim é um alimento completo em nutrientes antioxidantes.
Rico em ômega 9 e fibras, a pasta de amendoim ajuda a reduzir os riscos de desenvolver diabetes tipo 2. Segundo uma pesquisa do Journal of the American Medical Association, consumir até 3 colheres de sopa de pasta de amendoim por até 5 vezes por semana, reduz em 30% as chances de desenvolver diabetes.
O ômega 9 e as fibras também são aliados de outro sistema importante: o cardíaco. Afinal, os óleos ômega são ácidos graxos monoinsaturados, também denominados de “gordura do bem”. Essas gorduras são responsáveis por controlar o colesterol ruim, que entope as veias e causam consequências como infarto e até AVCs.
Outros nutrientes que compõem a pasta de amendoim – fitosteróis, ácido cumárico e resveratrol e a vitamina E – também são associados a uma saúde cardiovascular mais saudável.
Como qualquer alimento, o que difere o saudável do perigoso é a quantidade consumida. Por isso, procurar orientação profissional e montar uma dieta baseada nas suas necessidades é a melhor forma de usufruir apenas os benefícios da pasta de amendoim.
Deu para perceber que a pasta de amendoim é uma excelente fonte de proteína, várias vitaminas e minerais. Ajuda na saúde neuronal, no gerenciamento do peso e até mesmo protege contra algumas doenças. E você, já consome manteiga de amendoim?