Postado 11 de outubro de 2022 em Nutrição
Você sabia que a pasta de amendoim é uma alternativa nutritiva para combinar com outros ingredientes deliciosos na sua dieta? Esse simples e delicioso alimento é, além de tudo, versátil e bem-vindo em qualquer refeição. Uma ótima companhia para o café da manhã ou até mesmo para o lanche da tarde.
Ou seja: o produto vai muito além desse sabor rico e tão peculiar. E se você tinha dúvidas se valia a pena inserir a pasta de amendoim na sua dieta diária, temos 10 motivos para te convencer a fazer isso o quanto antes. Confira, a seguir!
O produto — inteiramente natural — oferece as melhores condições para o bom funcionamento do organismo. Exemplo disso são os seus nutrientes, como:
Que tal uma ajudinha natural para controlar o apetite? As proteínas e a “gordura do bem” da pasta de amendoim ajudam a dar uma sensação de saciedade após o seu consumo. O que pode ser de grande ajuda para quem tem o objetivo de emagrecer ou de “segurar” a fome após o treino.
Só vale ficar de olho na quantidade de calorias ingeridas. Com um bom controle nesse sentido, você pode satisfazer-se comendo menos e com um alimento rico em vitaminas e minerais.
Nada como ter disposição de sobra desde cedo ou recarregar as energias e combater o sono da tarde, não é mesmo? A pasta de amendoim é uma grande aliada nesse sentido porque é uma rica fonte de proteínas e de fibras.
Até por isso, o alimento está mais popular entre os praticantes de exercícios físicos. Por ser versátil, a pasta de amendoim funciona perfeitamente como um lanchinho pós-treino.
O magnésio tem tudo a ver com a manutenção da saúde dos ossos — algo especialmente importante após os 30 anos, que é o período da vida em que a densidade óssea reduz. Mas é também uma excelente pedida para crianças — fase em que os ossos estão em desenvolvimento.
Complementarmente, você pode promover sua qualidade de vida e saúde com a vitamina B6 presente na pasta de amendoim, que atua no fortalecimento do sistema imunológico.
Quem é que não deseja uma dica aqui e ali para retardar o envelhecimento natural da pele? Com esse alimento natural e rico em antioxidantes, você consegue prevenir-se contra os sinais do envelhecimento precoce.
Lembra-se que mencionamos as gorduras insaturadas — ou “boas”? Pois então, é isso que ajuda a dar a sensação de saciedade após consumir a pasta de amendoim.
E adivinha: isso faz toda a diferença em dietas focadas em emagrecimento porque você consome uma quantidade relativamente baixa do alimento, controla o apetite e mantém a média de calorias diárias com mais facilidade.
Tem mais, inclusive: por ter ômega 9 em sua composição, a pasta de amendoim incentiva o organismo a converter a gordura em energia (mais um ponto para quem foca em emagrecer).
Entre todas as vitaminas presentes na pasta de amendoim, ainda não falamos da niacina, que é reconhecidamente valiosa no combate e na prevenção contra o Alzheimer.
Consumindo regularmente o produto, você pode encontrar no amendoim um aliado natural para se fortalecer contra essa doença degenerativa.
Fibras, vitaminas e gorduras insaturadas contribuem ativamente com a manutenção da saúde. E, aqui, a pasta de amendoim tem todos os ingredientes para promover a saúde do coração por meio da prevenção de doenças cardíacas.
Quem tem o objetivo de ganhar massa muscular deve saber que o potássio é fundamental para a reparação do tecido muscular — auxiliando na regeneração da musculatura após os treinos.
Não à toa, você pode consumir a pasta de amendoim de diversas maneiras após treinar na academia. Shakes proteicos são deliciosos e nutritivos, mas você pode combinar o produto também com frutas ou mesmo espalhado sobre uma fatia de pão integral ou bolacha de arroz.
O mesmo potássio que ajuda a fortalecer a musculatura, também previne contra um problema causado, justamente, pela falta desse nutriente: a câimbra.
Em geral, episódios dolorosos como esse acontecem quando os níveis de potássio e magnésio estão abaixo do ideal, aumentando o risco de contrair a musculatura. E, aí, a pasta de amendoim ajuda a regular os níveis de ambos, prevenindo o problema.
Lembre-se que destacamos uma característica da pasta de amendoim mesmo sendo um produto natural e recheado de benefícios: as calorias.
Por isso, ainda que você possa consumi-la regularmente, é fundamental calcular previamente a quantidade ideal para os seus objetivos. Afinal, você pode contar com o produto a qualquer hora do dia. E podemos provar isso pra você!
Veja, abaixo, algumas dicas para incluir a pasta de amendoim na sua alimentação:
Isso traz múltiplas possibilidades para comer no café da manhã, de sobremesa ou no lanche da tarde. E você, tem alguma outra dica favorita de consumo da pasta de amendoim? Conta pra gente, nos comentários abaixo!